História da Arquidiocese de Pouso Alegre

A Diocese de Pouso Alegre

O primeiro passo para a criação da diocese de Pouso Alegre foi dado no dia 10 de maio de 1899, quando padre José Paulino foi nomeado visitador diocesano da porção sul-mineira do Bispado de São Paulo. No dia 08 de setembro do mesmo ano, padre José Paulino instalou o Seminário Menor e o Ginásio Diocesano São José.

Clique para ler o Decreto para Criação da Diocese de Pouso Alegre

Em 04 de agosto de 1900, a Sagrada Congregação Consistorial expediu o decreto pontifício Regio Latissime patens, por meio do qual nasceu a Diocese de Pouso Alegre, sufragânea do Arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro. Isto significou que o território sul-mineiro desmembrou das dioceses de São Paulo e Mariana. À época, aproximadamente 200 mil pessoas habitavam as 107 paróquias da nova Igreja episcopal, ocupando uma área de 49,4 mil quilômetros quadrados.

Como pastor da nova Diocese, a Santa Sé nomeou o então bispo de Vitória, Dom João Batista Corrêa Nery. A nomeação se deu no dia 17 de fevereiro de 1901.

Elevação à Arquidiocese

A notícia chegou às mãos de Dom José D’Ângelo Neto em junho de 1962. A carta emitida pela Nunciatura Apostólica no Brasil revelava que o Papa João XXIII elevara, através da bula Qui tamquam Petrus, de 14 de abril, o Bispado de Pouso Alegre à categoria de arquidiocese e a promoção de Dom José à condição de primeiro arcebispo da nova sede Arquiepiscopal Metropolitana de Pouso Alegre, a qual teria como sufragâneas as Dioceses de Guaxupé e Campanha.

Clique para ler o Decreto para Criação da Arquidiocese de Pouso Alegre.

A boa nova chegou ao conhecimento de todos através da edição do dia 10 de junho de 1962 do jornal Semana Religiosa.

Em carta circular de agosto do mesmo ano, o primeiro arcebispo assim escreveu: “Seja a presente distinção da Santa Sé interpretada por todos como um convite a um zelo mais ardente pela causa de Jesus Cristo e como um apelo (…) para um contribuição valiosa ao esforço da Igreja em estabelecer para os homens um mundo melhor, iluminado pela fé, pacificado pela justiça e unido pela caridade”.

A instalação canônica da Arquidiocese se deu no dia 23 de setembro de 1962. Após a leitura da bula da criação e do decreto de execução, Dom José toma posse perante o Cabido, com a presença dos bispos sufragâneos Dom Othon Motta (Campanha) e Dom Inácio Dal Monte (Guaxupé). Na sequencia, a missa oficial é presidida pelo borda-matense Dom João Resende Costa, bispo coadjutor de Belo Horizonte e delegado especial do núncio apostólico naquele ato.

Com informações do livro: Arquidiocese de Pouso Alegre – 50 anos (2012)