Seminário Arquidiocesano

Secretariado de Pastoral Vocacional Arquidiocesana

e-mail: deuschama@hotmail.com

Equipe Formativa

Padre Francisco José da Silva (Formador da Etapa Configurativa)
Padre Fabiano José Pereira (Formador da Etapa Discipular e Coordenador da Pastoral Vocacional)
Padre Samuel de Faria Gâmbaro (Formador da Etapa Propedêutica)

Etapas Formativas

– Etapa Propedêutica:
Lema: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Tempo de encantar-se com o caminho proposto por Cristo (Mistagogia)
Objetivo: Favorecer ao jovem que inicia a sua caminhada no Seminário, com o desejo de discernir a sua vocação ao ministério presbiteral, um caminho que proporcione um maior encantamento com a pessoa de Jesus Cristo e o seu projeto de vida.

– Etapa Discipular:
Lema: “Todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35)
Tempo de aprender com o Mestre (Discipulado)
Objetivo: Cultivar no jovem que se encantou com o caminho proposto por Cristo a decisão de segui-Lo mais de perto e de se tornar um verdadeiro discípulo-missionário, aprendendo com o Mestre de Nazaré.

– Etapa Configurativa
Lema: “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11)
Tempo de configurar-se a Cristo, o Bom Pastor (Configuração)
Objetivo: Proporcionar ao jovem que se encantou com o caminho de Jesus e que se tornou um verdadeiro discípulo motivações necessárias para dar os eu “sim” por uma resposta livre, madura e consciente a fim de configurar a sua vida ao dom Bom Pastor.

História do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora

Antigo prédio do Seminário.

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora teve sua fundação em 8 de setembro de 1899, em Pouso Alegre. Até 1927, funcionou em vários prédios da cidade e, por fim, na ala esquerda do Colégio São José. A partir do episcopado de dom João Batista Correa Nery, bispo de Pouso Alegre de 1901-1908, o Seminário Diocesano e esse colégio tinham um mesmo reitor, embora fossem independentes um do outro.

Na década de 1920, dom Octávio Chagas de Miranda, bispo de Pouso Alegre de 1916 a 1959, decidiu construir uma sede própria para o seminário, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 29 de dezembro de 1925. No dia 8 de maio de 1927, com a presença dos bispos da Província Eclesiástica de Mariana (MG), à qual pertencia Pouso Alegre, foi solenemente inaugurado edifício que abrigaria o seminário. Esse edifício é o atual prédio do Colégio Estadual.

Em 1934, por mandato da Santa Sé, foram extintos os cursos de Filosofia e Teologia existentes no seminário. A partir de então os seminaristas passaram a realizar seus estudos em Mariana. Essa vinculação formativa transcorreu até o final da década de 1970. Em 1947, o seminário sofreu ampliação, a pedido de dom Manuel Pedro da Cunha Cintra, visitador apostólico. Por ocasião do cinquentenário da fundação do seminário, em 1949, foram realizados grandes festejos.

Em 1960, dom José D’Ângelo Neto, bispo de Pouso Alegre de 1960 a 1962 e arcebispo de 1962 a 1990, após tomar posse da diocese, percebeu logo a necessidade de construir um novo seminário. Dom José D’Ângelo mobilizou toda diocese para construir o novo prédio do seminário. Esse projeto foi um desafio, pois nos anos pós-conciliares, os seminários brasileiros passaram por grandes provações devido à escassez de vocações.

Mesmo com dificuldades, dom José D’Ângelo conduziu a nova construção. Teve a seu lado o cônego Foch Morais Teixeira, falecido em 1996, que assumiu a liderança dos trabalhos, já que dom José passava seis meses de cada ano em Roma, participando do Concílio Vaticano II. A Igreja Particular de Pouso Alegre, elevada à categoria de arquidiocese em 1963, construiu seu novo seminário em terreno um pouco afastado do centro da cidade, numa região rural. Hoje, esse espaço é urbano e está localizado no Bairro São Carlos, na sede da arquidiocese.

A inauguração da nova construção foi em junho de 1968. A partir de então, os seminaristas foram transferidos para a nova casa e foram conduzidos por monsenhor Benedito Marcílio Magalhães. Em 1991, dom João Bergese, arcebispo de 1991 a 1996, num de seus primeiros atos, desejou promover uma reforma geral do prédio do seminário para melhorar as instalações e adaptá-las para abrigar o futuro Instituto Teológico São José. Essa reforma iniciou-se em 1992 e foi concluída em 1995, na reitoria de cônego Mauro Morais.

Atual fachada do Seminário Arquidiocesano.

O Instituto Teológico, sob o patrocínio de São José, fora inaugurado por dom Alfio Rapsarda, então núncio apostólico, no dia 21 de março de 1996. Essa data marcou a história da arquidiocese, pois, no dia da inauguração, faleceu dom João Bergese, horas após ter visitado o tão sonhado instituto. Há 124 anos, o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora tem se dedicado a formar homens a serviço do Evangelho e é a casa formativa dos membros do clero arquidiocesano.