Liturgia e Eclesiologia num olhar para o novo missal foi tema da atualização do clero

28 de junho de 2023

O clero da arquidiocese de Pouso Alegre (MG) refletiu entre os dias 27 e 28 de junho as dimensões da Liturgia e da Eclesiologia da 3ª Edição Típica do Missal Romano.

O encontro foi promovido pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e ocorreu no Seminário Arquidiocesano, em Pouso Alegre (MG). Nessa formação, estiveram presentes também alguns membros da Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL). O encontro formativo do clero foi mediado pelo padre Washington Paranhos, SJ.

Padre Washington Paranhos, SJ, é presbítero jesuíta, doutor em Teologia com especialização em Liturgia Sacramental pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e professor de Teologia Sistemática e de Práxis cristã, atuando nos programas de graduação e pós-graduação em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

O tema da atualização teológica foi Liturgia e Eclesiologia num olhar para novo missal. Nas reflexões, padre Washington fez uma contextualização histórica da liturgia e do rito litúrgico. Concluiu com um paralelo entre as três edições do missal, apontando as novidades que cada uma trouxe.

Nas suas palestras, o assessor se fundamentou nos documentos do magistério, principalmente na Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium.

Após a formação com o padre Washington, foram apresentados algumas orientações e avisos referentes à caminhada pastoral da arquidiocese.

Texto: seminarista Dioni Acácio da Silva
Imagens: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior