Paróquia Sant'Ana - Wenceslau Braz - por Pe. Andrey Nicioli

37512-000 - Wenceslau Braz - MG

(35) 3626-1282/ 9.9957-2989

[email protected]

A história da Paróquia Sant’Ana em Wenceslau Braz começa a ser escrita aos 26 de Julho de 1926 quando se deu a inauguração da Capela de Sant’Ana padroeira do município. A missa foi celebrada pelo Rvmo. Pe. João Baptista Van Rooyen, o construtor que foi auxiliado pelo Rvmo. Pe. Paulo Hartgers; ambos missionários do Sagrado Coração de Jesus pertencentes à Igreja Matriz Nossa Senhora da Soledade em Itajubá, MG.

No ano 1954, a capelinha foi demolida e iniciada a construção do novo Templo pelo Rvmo. Pe. Marine dos Santos. Enquanto era construída, as missas passaram a ser celebradas no prédio das Escolas Reunidas de Bicas do Meio (atual Escola Estadual Major Lisboa da Cunha) até o final do ano 1958 quando já haviam condições de se utilizar a Igreja quase edificada.

A Comunidade Sant’Ana pertenceu à Paróquia Nossa Senhora da Soledade por 68 anos, quando, no dia 31 de abril de 1994, em cerimônia presidida por sua Exa. Rvma. Dom João Bergese, Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Soledade a Paróquia São Benedito à qual se incluía a Igreja Sant’Ana, sendo seu primeiro pároco Rvmo. Padre José Setembrino de Melo e primeiro vigário paroquial Diácono João Vianney Coutinho.

Pertencendo à Paróquia São Benedito, a comunidade Sant’Ana caminhou por doze anos, até que, através de intensa reflexão do então pároco, Revmo. Padre Jésus Andrade Guimarães, foi concluído que a Comunidade poderia e deveria iniciar seus trabalhos como Paróquia desmembrando-se da Paróquia São Benedito. A elevação à Quase-Paróquia através de decreto expedido por sua Exa. Rvma. Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho (O.PRAEM) em 12 de fevereiro de 2006 à qual ficou constituída pela Matriz e treze comunidades sendo seu primeiro administrador paroquial Monsenhor Antônio Marques Ferreira.

Em fevereiro de 2012 Monsenhor Antônio Marques se afastou das atividades por motivo de saúde, a partir de então a Quase-Paróquia Sant’Ana recebeu o atendimento dos Padres da Paróquia São Benedito, Padre Marcos Roberto da Silva e Cônego Sebastião Camilo de Almeida, até dezembro do mesmo ano, quando foi designado para assumir essa porção do povo de Deus o Revmo. Padre Antônio Cássio Vaz, o qual no dia 8 de dezembro de 2012 tomou posse como pároco da Quase-Paróquia Sant’Ana em uma Missa presidida pelo Revmo. Padre Eduardo Rodrigues da Silva, representando o Exmo. e Revmo. Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho (OPRAEM).

Após árduo trabalho, Padre Antônio Cássio Vaz juntamente com a Comunidade Paroquial perceberam a necessidade da então quase-paróquia Sant’Ana, existente há oito anos, fosse elevada a Paróquia, foi então solenemente instalada a Paróquia Sant’Ana no dia 20 de dezembro de 2014 e se tornou 61ª Paróquia da Arquidiocese. Às 19horas e 30 minutos, após a entronização da Imagem da padroeira Sant’Ana, trazida em carreata desde a comunidade São João Batista (Bairro Santana) até a Igreja Matriz, teve início a celebração eucarística presidida pelo Exmo. e Revmo. Dom José Luiz Majella Delgado (CSsR), Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, concelebrada pelos presbíteros presentes e pelo primeiro pároco, Rvmo. Pe. Antônio Cássio Vaz.

Publicado no dia 05/04/2017