Pastoral Universitária reúne agentes em encontro promovido pela Província Eclesiástica - por Pe. Andrey Nicioli

A Província Eclesiástica de Pouso Alegre, constituída pela arquidiocese de Pouso Alegre e as dioceses de Campanha e Guaxupé, com a colaboração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, promoveu um Curso de Formação para Agentes de Pastoral Universitária no sábado, dia 18 de novembro, no campus da Universidade em Poços de Caldas. Contando com a presença de 45 participantes, entre agentes de pastoral, integrantes de movimentos que atuam no âmbito universitário, padres assessores e também representantes de outras Igrejas Cristãs, o curso teve o objetivo de partilhar saberes abrangentes sobre a missão evangelizadora no âmbito universitário para aqueles que já exercem esse serviço e para quem se dispôs a iniciar esse trabalho em suas Instituições de ensino e dioceses.

Pela Arquidiocese de Pouso Alegre participaram os padres Lucas Crispim e Alexandre Acácio, que assessoram a Pastoral Universitária nas paróquias da Arquidiocese. O padre Edpo Francisco Campos também faz parte da equipe central desta pastoral.

Durante a manhã, as atividades se concentraram em exposição e debate de temas pertinentes à ação da Pastoral Universitária na atualidade. Irmã Maria Eugênia Lloris, integrante da coordenação da Pastoral Universitária da PUC Minas, falou sobre quais os desafios e perspectivas do diálogo da Igreja com as universidades, abordando o caso da Pastoral Universitária diante das especificidades do âmbito da cultura e do conhecimento, com seus diferentes atores e itinerários percorridos nos últimos anos. Em seguida, Ismael Deyber Silva, que atua como secretário da Pastoral Universitária no Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, abordou o fazer pastoral a partir dos eixos estruturantes da Pastoral Universitária, que são: espiritualidade, reflexão-formação e socioeducativo. O período da manhã contou ainda com a visita do bispo diocesano de Guaxupé, dom José Lanza Neto, que reforçou seu apoio para o desenvolvimento das ações da Pastoral Universitária.

Após o almoço foram realizadas reuniões por diocese, oportunidade em que os presentes puderam fazer memória das ações já desenvolvidas em suas realidades e discernir sobre os caminhos a serem percorridos no próximo ano. Na plenária final houve a deliberação para que o ano de 2018 seja de concentração de esforços para suscitar experiências e núcleos de Pastoral Universitária nas Instituições de Ensino presentes em cada Diocese, como também de reforçar as experiências já existentes. No nível Provincial, o encaminhamento aprovado pelos presentes prevê a realização de um novo Curso de Formação em fevereiro de 2019, ocasião em que serão priorizadas palestras e oficinas que compartilhem dimensões teóricas e práticas de um dos eixos de atuação da Pastoral.

O Curso foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., que falou sobre a importância da presença cristã no âmbito das universidades, a partir da ação e do testemunho.

Com informações CNBB Leste 2

Publicado no dia 21/11/2017